Busca

Siga-nos

segunda-feira, 16 de maio de 2016

EU SOU A LUZ DO MUNDO

Por Francivaldo da S. Sousa (Vavá)
Comunidade Remidos no Senhor

Resultado de imagem para imagem luz domundoA Bíblia inteira deve ser lida tendo como chave de leitura o mistério pascal de Cristo. Nenhuma palavra, quer do Antigo quer do Novo Testamento, pode ser desvinculada deste acontecimento histórico-salvífico. Assim sendo, a paixão, morte e ressurreição de Jesus é o princípio hermenêutico de toda a Escritura.

Para ilustrar essa afirmativa, basta recordar algumas palavras de Cristo que, confrontando-as com o seu mistério pascal, evidenciam sua intrínseca vinculação. Por exemplo: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11); “Isto é o meu corpo, que é dado por vós” (Lc 22,19); ou ainda: “Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto” (Jo 15,45). São expressões que, explicitamente, encontram eco no mistério da Redenção.

Mas há uma afirmação de Jesus acerca de si mesmo que, à primeira vista, nada tem haver com a sua páscoa. Trata-se da seguinte asserção: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12). Em outro contexto, Ele havia dito que não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas sobre o candeeiro (cf. Mt 5,15).

Essas palavras, que aparentemente nada dizem a respeito do mistério pascal de Cristo, têm, contudo, forte ligação com a sua morte. O evangelista Mateus, descreve um episódio anterior à este momento que é muito sugestivo. Diz ele: “Desde a hora sexta até a hora nona [do meio dia até às três horas da tarde], houve treva em toda a terra” (27,45).

Ora, a condenação e crucifixão de Jesus não foi uma tentativa de extinguir a Luz do mundo? E, no entanto, sem que se dessem conta, aqueles que agiram assim, erguendo-o na cruz, não fizeram outra coisa senão expor, no lugar mais alto, a luz que ilumina todo homem (cf. Jo 1,9).

Durante aquelas três horas em que houve trevas em toda a terra, apenas uma única luz permaneceu acesa: Jesus. O astro luminoso como que se escondeu, entrando novamente no seu quarto (cf. Sl 18,6) em reverência ao Sol da justiça. A noite se antecipou para que a lâmpada por excelência irradiasse o seu brilho e a sua luz sobre o mundo e sobre os homens.

Mas o que aconteceu com a Luz do mundo depois de sua morte? Apagou-se? Extinguiu-se? Não! Como o sol que, em virtude do movimento da terra, deixa de brilhar em uma parte do planeta para iluminar a outra, assim se deu com o Salvador. Depois de sua morte, o Sol Nascente foi iluminar os que jaziam entre as trevas e na sombra da morte estavam sentados (cf. Lc 1,78-79). Desde então, já não haverá um só espaço que não tenha sido invadido por sua luz.

Na morte de Jesus a noite se antecipou. Na sua ressureição, ao contrário, ele mesmo precede o dia, pois quando as mulheres vão ao sepulcro e já não o encontram mais, “mal o sol havia despontado” (Mc 16,2). Depois que este novo Sol ressurgiu, quem haveria de conter a força penetrante de seus raios? Ou quem escaparia ao seu calor?

Davi, como numa espécie de profecia, afirmou com toda convicção: “As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz” (Sl 138,12). Eis a proclamação que devemos fazer depois que os acontecimentos pascais foram consumados!  

Email do autor: vavasilvaremido@hotmail.com

Nenhum comentário: