Busca

Siga-nos

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Partilha sobre o VIII Congresso Estadual RCC-Ce

Olá, irmãos! A paz!

Gostaria de partilhar com todos a experiência que vivemos durante o VIII Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do estado do Ceará. O encontro foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Ginásio Paulo Sarasate.
Além de todas as graças recebidas nos momentos de oração, louvor, pregação, santa missa e vida fraterna, particularmente, gostaria de destacar que este congresso foi um grande sinal para nós por alguns motivos em especial:

Em primeiro lugar, o Congresso Estadual, em unidade com o Congresso Nacional (ocorrido em julho/2008), promoveu o tema da família, que por sua vez, já é uma ressonância do “Encontro de Aparecida” – reunião do CELAM, que contou com a presença do Santo Padre.
Em tempos de campanhas pró-abortistas, de uniões homossexuais, banalização e, ao mesmo tempo, culto ao corpo, dissolução da família e questionamentos aos valores desta instituição e de seu modelo, estas iniciativas aparecem como “uma voz que clama no deserto” do mundo hodierno. Mundo este, cada vez mais sem rumo, sem norte e sem sentido, porque sem Deus.
Pudemos experimentar em cada momento o testemunho de famílias que, unidas, servem a Deus e nem por isso estão alienadas das realidades temporais, antes, compromentem-se instantemente em fazer o Reino acontecer aqui na terra. Isto apenas para pontuar algumas impressões deixadas deste congresso.
Outro aspecto que gostaria de destacar seria o caráter simbólico (mas muito concreto) que este encontro nos trouxe. Refiro-me à presença dos convidados para este momento:

I – Pe. Eduardo Dougherty, SJ.
Este querido sacerdote jesuíta que foi um dos responsáveis por trazer a renovação carismática para o Brasil. Portanto, ter o padre Eduardo conosco neste congresso significa, também, ter conosco a essência da RCC no nosso país. Sua importância é tamanha e sua presença foi e é para nós um sinal da ação do Espírito Santo neste movimento.

II – Lázaro Praxedes
Como todo mineiro, sua presença pode até passar despercebida, devido sua discrição e sobriedade. De aspecto calado, observador, mas preciso nas observações, este irmão, torna-se um verdadeiro "leão" ao proclamar a Palavra de Deus em suas pregações, com grande profetismo. De um modo particular aos pregadores, sua presença foi muito simbólica e significava, pois sendo o coordenador nacional do ministério de pregação, este irmão trouxe para nós um renovo ao ministério e uma chamada de atenção ao profetismo que deve conter nossas prédicas e a experiência da graça do batismo que também deve se manifestar a cada pregação da palavra que formos realizar.

Para não cometer injustiças, evidente que outras presenças foram marcantes e verdadeiros sinais da presenças de Jesus em nosso meio e da eclesialidade a que está inserida a RCC:
D. Fernando Saburido – bisbo de Sobral – que celebrou conosco no sábado, dia 20 e D. José Antônio, nosso pastor, que celebrou o domingo, dia 21. Louvamos a Deus por estes apóstolos de Cristo em nosso meio.
Além das presenças de nossos líderes e servos em Cristo: Robério Cavalcante (coord. Estadual) e os demais coordenadores diocesanos que estiveram presentes, demonstrando a unidade cada vez mais sonhada e querida em nosso movimento, bem como de todos os sacerdotes e religiosos que celebraram e animaram conosco. Por fim, todos os irmãos que aderiram ao chamado e marcaram presença no congresso. A vivência coletiva do Batismo no Espírito Santo, a partilha de vida, troca de experiências e fraternidade gerada, aparece como uma das grandes graças derramadas sobre nós, “a fim de que todos sejamos um”.
ELVIS RODRIGUES
Coord. Arquidiocesano ministério de pregação
RCC – Fortaleza / CE

Nenhum comentário: