Busca

Siga-nos

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

SER PROFETA PARA AS NAÇÕES

INTRODUÇÃO
“No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo. Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz. Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me” (Is 6, 1-8).

Ministério Profético
O exercício do ministério de pregação é um dos mais difíceis. Isso porque a única forma de exerce-lô é pregando e, para pregar, é preciso ter coragem de enfrentar um público, desbravando sozinho os caminhos da palestra, se expor e correr riscos.
Dos muitos chamados ao ministério da pregação, poucos aderem com determinação, dispostos a superarem, na graça de Deus, os próprios limites da timidez, linguagem, da retórica, da contemplação e tanto outros que surgem.
Nesse sentido é que se contextualiza a indagação do Senhor em Is 6,8a: “Quem enviarei eu?”E quem irá por nós?”.

A VOZ DO PREGADOR PRECISA SER INSTRUMENTO DO ESPÍRITO!

“Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)?” (Rm 10, 14-15).

- Um ministério é um serviço e não uma vocação
- Para exercer um ministério é preciso que haja uma identificação mínima com ele, infundida pelo próprio Deus. Isso é o que se pode denominar de “chamado”. Nesse sentido, penso que o Senhor coloca no coração da pessoa algo que a caracterize como tal.
ð Qual é, então, essa característica na pessoa que se sente chamada ao ministério da pregação?
- Inquietude interior – Ele não se sente apenas convidado a pregar, mas enviado;
- Note-se que depois de colocada a brasa na boca de Isaías, torna-se latente as duas dimensões do chamado: o convite, em forma de pergunta (“Quem enviarei eu?”) e o sentir-se enviado, presente na resposta efetiva, pronta, ousada: “Eis-me aqui, enviai-me”
- Quando escuta a Palavra de Deus, se abre o coração, sinceramente, ele se torna parte dele, mas quando prega, ele mesmo se torna parte da Palavra. Isso quer dizer que o pregador é, a partir do momento em que querem ou que precisam conhecer o Evangelho.

ð A pregação como carisma
A pregação é, antes de tudo, é um dom; Carisma derramado pelo Senhor sobre aqueles que Ele quer.
- Capacita a pessoa para o exercício do ministério;
- O carisma de pregação é pessoal
- Como carisma - Se apresenta como matiz profética
- Como técnica – de elocução, ela se vincularia à oratória e à retórica;

O CARISMA EXERCE CERTO PRIMADO SOBRE A TÉCNICA.
- A pregação é um carisma enquanto que a técnica é um caminho para seu exercício eficaz;
- “um carisma que leva o evangelizador a fielmente proclamar a Revelação Divina sob unção do Espírito Santo, (…) de forma enérgica, ousada e profética, mediante o emprego de recursos de comunicação interpessoal”.

A pregação como ministério
- Quando é colocado a serviço da comunidade;
- Só a comunidade pode confirmar um ministério. Essa confirmação dá-se em pelo menos três níveis:
1. Através das autoridades (pastores, lideranças, coordenadores, conselho, núcleo );
2. Pelos frutos – ( lembrar que temos momentos bons e ruins );
3. Pelo respaldo do conjunto das pessoas da comunidade.
JAMES APOLINÁRIO
Coord. Estadual Ministério de Pregação - RCC Ceará

Nenhum comentário: